terça-feira, 13 de setembro de 2011

SUPERLATIVOS NO PERCURSO

*Por Eduardo

Desde quando resolvemos "descer ali em Ushuaia", sempre fazemos inferências sobre as grandiosidades, extremismos e intensidades que estão relacionadas a essa expedição. De início, a mais comum das frases: "a cidade mais austral (mais ao sul) do planeta". Observe o mapa-mundi da seguinte perspectiva (Goiânia está no ponto A, e Ushuaia no B).
Goiânia e Ushuaia - raios de distância (clique para ampliar)
A distância entre Goiânia e Ushuaia é de cerca de 6000 km. Uma distância e tanto, especialmente se considerarmos a quantidade de lugares que estão neste raio. A 1000 km de Goiânia, estão localizados importantes destinos, a exemplo da Capital Federal Brasília, além das Capitais Estaduais São Paulo-SP, Belo Horizonte-MG, Palmas-TO, Cuiabá-MT, Campo Grande-MS. Com um pouco mais que 2000 km, chega-se a quase todas as capitais das Unidades da Federação, com exceção de Rio Branco-AC, Manaus-AM e Boa-Vista-RR. Estimamos uma distância de 3000 km até Montevidéu-UR e Buenos Aires-AR. Veja que a capital del hermanos está na metade do caminho. É muito chão!! Em Ushuaia, estaremos a uma distância comparável à dos nossos lares ao continente africano; distância que permitiria chegar em qualquer país da América do Sul e em alguns da Central, ou ilhas como de Chiloé, Galápagos, Malvinas (Falkland), Fernando de Noronha, Caribe e outras tantas. 
Agora, lembre-se que nós iremos e voltaremos pilotando as motos. Serão mais de 12000 km Goiânia-Ushuaia-Goiânia, distância equiparável a diversos pontos do globo terrestre (distâncias aproximadas em linha reta à partir de Goiânia):
- Nova York: 8000 km
- Alasca: 13000 km
- Paris: 9000 km
- Berlim: 10000 km
- Moscou: 11500 km
- Cairo: 10000 km
- Jerusalém: 10500 km
- Teerã: 12000 km
- Litoral oeste da Austrália (pelo Atlântico): 16mil km
- Japão (pelo Pacífico): 18000km
- Circunferência do globo terrestre (linha do Equador): cerca de 40000 km

Ainda informando sobre estas grandezas, vale ressaltar que viajaremos por algumas das maiores rodovias do Brasil (BR-153 e BR-101), cruzaremos o rio mais largo do mundo (Rio de la Plata, com até 220 km de largura), margearemos a maior cordilheira do globo (cordilheira dos Andes), visitaremos a maior geleira em extensão horizontal existente (Glaciar Perito Moreno, El Calafate-AR).
Postarei fotos desses lugares que mencionei; fotografias nossas!

South America at night map (clique)
Finalmente, é de se considerar o tamanho deste sonho que está em vias de ser realizado. É grande a expectativa, a empolgação, mas também o medo e as incertezas sobre o porvir. Nossa vontade de realizar é do tamanho de todos esses "mais", esses "maiores"... É do tamanho da soma desses números.

2 comentários:

  1. pretendo ir de carro em um corsa classic 2012 flex e possivel ou e muito fraco para esse tipo de viagen sao o4 pessoas magras ele tem ar e direçao hidraulica e que mes e melhor para ir de outubro a dezembro obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, com disposição, vocês fazem esta viagem nesse carro, com certeza.

      Confira no link a seguir o período que combina as melhores condições climáticas para sua viagem: http://goianiaushuaia.blogspot.com.br/2011/08/equipamento-parte-2.html

      Obrigado e um forte abraço!

      Eduardo

      Excluir

Obs.: se você deseja deixar um comentário, mas não tem conta do Google ou outra da cortina, selecione "Anônimo". Não se esqueça de assinar a postagem!